grupos farmacológicos:
fórmula molecular:
princípio ativo:
Quais são os Nomes Comerciais da Metoclopramida (Plasil)?
Plasil®, Aristopramida®, Metoclosan®, Enzilom®, Eucil®, Plamivon®
Qual é o Mecanismo de Ação da Metoclopramida (Plasil)?
É antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática. Seu mecanismo de ação é desconhecido, parecendo sensibilizar os tecidos para a atividade da acetilcolina. Também aumenta o tônus e a amplitude das contrações gástricas (especialmente antral), relaxa o esfíncter pilórico, duodeno e jejuno, resultando no esvaziamento gástrico e no trânsito intestinal acelerados. Aumenta o tônus de repouso do esfíncter esofágico inferior.
Para que Metoclopramida (Plasil) é Indicada?
Para distúrbios da motilidade gastrintestinal (Náuseas e vômitos de origem central e periférica). Também é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Qual é a Posologia da Metoclopramida (Plasil)?
▪ Adultos:
– Vômitos: 10 mg/dose.
-Prevenção de vômitos induzidos por quimioterapia: 1-2 mg/kg, IV, 30 min antes do tratamento e posteriormente em intervalos de 4-6 h.
– Prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios: 10-20 mg, IV, antes do término da cirurgia, seguido de intervalos de 4-6h.
– Acelerador do esvaziamento gástrico (gastroparesia diabética): 10 mg, VO, 30 min antes das refeições e na hora de dormir.
– Colocação de sonda pós-pilórica: 10 mg, IV.
Quais são os Efeitos Colaterais da Metoclopramida (Plasil)?
Diarreia, náusea, hepatotoxicidade, bloqueio AV, bradicardia, hipotensão, hipertensão, retenção hídrica, sonolência, fadiga, reações distônicas agudas, confusão, depressão, tontura, acatisia, alucinações, insônia, sintomas Parkinson-like, convulsões, discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna, broncoespasmo, agranulocitose, leucopenia, neutropenia, amenorreia, ginecomastia, rash cutâneo, urticária.
Quais são os Cuidados de Enfermagem para Pacientes sob uso de Metoclopramida (Plasil)?
▪ Orientar o paciente que evite realizar atividades que exigem concentração (dirigir, operar máquinas) pois esse medicamento pode ter como reação adversa sonolência.
▪ Não utilizar a medicação durante a gravidez, em caso de gravidez suspeita ou confirmada o médico deverá ser informado.
▪ Explicar ao paciente sobre os possíveis efeitos adversos mais comuns como: movimentos involuntários dos membros e da face.
▪ Deve-se administrar a medicação com um intervalo de pelo menos 6 horas, mesmo que ocorra vômito e rejeição da dose, para evitar a superdose.
▪ Monitorar pacientes diabéticos pois com o uso desse medicamento juntamente com a insulina, a mesma pode começar a agir antes que os alimentos tenham saído do estômago e levar o paciente a uma hipoglicemia
▪ Seu uso é contraindicado para crianças menores de 1 ano.
Referências
BRASIL, ANVISA. Bulário Eletrônico. 2016. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/. Acesso em: 02 mai. 2022.
BARROS, Elvino. Medicamentos de A a Z: 2016-2018. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
CAETANO, Norival. BPR – Guia de Remédios 2016/17. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
escrito por: