Uterotônicos

O que são medicamentos Uterotônicos?

A classe / grupo farmacológico dos medicamentos uterotônicos possui medicamentos responsáveis por estimular as contrações uterinas, seja para facilitar ou induzir o trabalho de parto com ou sem atonia uterina ou para prevenir ou tratar hemorragias pós-parto.
A indução do parto se faz indicada quando é percebido qualquer risco para a mãe ou o feto a continuar com a gestação, sendo necessária uma análise cuidadosa de todos os riscos possíveis acerca do parto ou de indução farmacológica para determinar a indicação e realização da terapêutica. Antes da indução do parto é de extrema importância verificar se os pulmões do feto estão suficientemente desenvolvidos e excluir possíveis contraindicações relacionadas.

O papel das prostaglandinas no amadurecimento da cérvice
As prostaglandinas são fundamentais durante o trabalho de parto, as mais comuns são: PGE1, PGE2 e PGF2α. São utilizadas para facilitar o trabalho de parto, induzindo o amadurecimento e dilatação da cérvice. Pela capacidade de estímulo das contrações uterinas, são frequentemente utilizadas na terapia de hemorragia pós-parto.

Ocitocina
A ocitocina é um hormônio hipotalâmico, também é frequentemente utilizada para estimular as contrações uterinas, além de promover a liberação do leite e reduzir os níveis de cortisol, é mais conhecida como “o hormônio do amor”.

Confira a lista de medicamentos Uterotônicos disponíveis:
Metilergometrina (Methergin)
Misoprostol
Ocitocina

Referências:

BRUNTON et al. Goodman & Gilman: As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012.