Tocolíticos

O que são medicamentos Tocolíticos?

Tocolíticos são medicamentos utilizados para inibir as contrações uterinas. Eles são utilizados em situações como ameaça de parto prematuro e para permitir a maturação pulmonar fetal em gestações de alto risco. A escolha do tocolítico a ser utilizado depende da idade gestacional, da apresentação fetal e da situação clínica da gestante.

Os tocolíticos mais utilizados são a nifedipina, o sulfato de magnésio, o atosiban e o ritodrina. A nifedipina é um bloqueador dos canais de cálcio, que atua relaxando a musculatura lisa uterina. O sulfato de magnésio tem ação inibitória na liberação de cálcio nos neurônios e células musculares, e é utilizado em situações de emergência. O atosiban é um antagonista da ocitocina, que atua bloqueando a ação do hormônio na musculatura lisa uterina. O ritodrina é um agonista dos receptores beta-adrenérgicos, que atua relaxando a musculatura lisa uterina.

Os tocolíticos são medicamentos potentes e seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde. Eles podem causar efeitos colaterais, como taquicardia, hipotensão, náuseas e vômitos. Além disso, o uso prolongado de tocolíticos pode levar a complicações como edema pulmonar, insuficiência renal e hemorragias.

Confira a lista de medicamentos Tocolíticos disponíveis:
Nifedipino (Adalat)
Inibina (Isoxsuprina)

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos de Atenção à Saúde. Saúde da Criança e do Adolescente: Gestão da Clínica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_saude_saude_crianca_adolescente_gestao_clinica.pdf. Acesso em: 17 fev. 2023.

CAMPBELL, S.; LEES, C. Obstetrícia de Campbell. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

SANTOS, C. M.; COUTINHO, I. S. Tocolíticos. In: FUCS, S. D. Farmacologia para enfermagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 347-354.