Os mucolíticos são medicamentos utilizados para tratar doenças respiratórias que envolvem a produção excessiva de muco. Eles atuam reduzindo a viscosidade e facilitando a eliminação do muco das vias aéreas.
Os mucolíticos são indicados para o tratamento de doenças respiratórias, como bronquite crônica, enfisema pulmonar e fibrose cística. Eles podem ser administrados por via oral ou inalatória, dependendo da doença e do tipo de mucolítico utilizado.
Os mucolíticos mais comuns incluem a acetilcisteína, bromexina, carbocisteína e erdosteína. Cada um desses medicamentos tem uma ação específica na redução da viscosidade do muco, e a escolha do medicamento dependerá da doença em questão.
Os mucolíticos podem causar efeitos colaterais, como náusea, vômito, diarreia e dor de cabeça. Além disso, eles devem ser utilizados com cuidado em pacientes com histórico de úlcera gástrica ou sangramento gastrointestinal.
Confira a lista de medicamentos Mucolíticos disponíveis:
SOUZA, R. A. et al. Medicamentos Mucolíticos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 36, n. 1, p. 47-52, 2015. Disponível em: https://www.rcfbap.net/rcfbap/article/view/669/579. Acesso em: 17 fev. 2023.
SCHULZ, R. J. Farmacologia Integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.