Anti-hipertensivos

O que são medicamentos Anti-hipertensivos?

A classe ou grupo farmacológico dos anti-hipertensivos é caracterizada por medicamentos que atuam em uma ou mais áreas anatômicas de controle da pressão arterial. As áreas anatômicas de controle da pressão arterial são: Centro vasomotor, terminações nervosas simpáticas, receptores beta musculares cardíacos, gânglios simpáticos, receptores de angiotensina vasculares, receptores alfa vasculares, musculatura vascular lisa, túbulos renais e receptores beta das células justaglomerulares liberadores de renina. Grande parte dos fármacos anti-hipertensivos possuem mecanismos de ação em comum, sendo que dentro de cada categoria, os fármacos tendem a produzir um espectro semelhante de toxicidades. As categorias / classes / grupos de medicamentos anti-hipertensivos são divididas conforme segue:

– Diuréticos: Os medicamentos diuréticos atuam na redução da pressão arterial por meio da esfoliação / depleção do Sódio (Na+) e diminuição do volume sanguíneo. Procure saber sobre Balanço Hidroeletrolítico para entender melhor sobre a influência dos eletrólitos na fisiologia.

– Agentes simpaticoplégicos ou simpatolíticos: Os medicamentos simpaticoplégicos ou simpatolíticos atuam na redução da pressão arterial reduzindo a resistência vascular periférica, inibindo a função cardíaca e aumentando o acúmulo venoso nos vasos de capacitância.

– Vasodilatadores diretos: Os medicamentos vasodilatadores diretos atuam na redução da pressão arterial por meio do relaxamento da musculatura lisa vascular, relaxando os vasos de resistência e aumentando a capacitância.

– Agentes bloqueadores da produção de angiotensina ou inibidores da Enzima Conversora de Angiotensiva (ECA): Os medicamentos inibidores da ECA atuam inibindo os receptores da ECA, impedindo a conversão da angiotensina I em angiotensina II. Procure saber sobre Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA).

Desta forma, os medicamentos anti-hipertensivos atuam com vários subgrupos de medicamentos e diferentes mecanismos, permitindo a associação de medicamentos de dois ou mais grupos com o objetivo de aumentar a eficácia terapêutica, inclusive diminuindo a toxicidade como por exemplo a associação de vasodilatadores diretos com diuréticos. É importante ressaltar que a restrição de sódio ou uma dieta hipossódica tendem a reduzir naturalmente a pressão arterial (em graus variáveis) em portadores de hipertensão arterial

Confira a lista de medicamentos Anti-hipertensivos disponíveis:
Captopril
Enalapril
Losartana
Metildopa (Aldomet)
Nitroprussiato de Sódio
Gluconato de Cálcio (foco em obstetrícia)
Hidralazina (foco em obstetrícia)
Metildopa / Aldomet (foco em obstetrícia)
Pindolol / Visken (foco em obstetrícia)

Referências:

KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. (Orgs.). Farmacologia básica e clínica. 12 ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2014. 1228 p.